Veja um croqui de consultório médico. Planta simples. Esse modelo faz parte do e-book Consultório Médico – Organização e Controle.

Definição consultório médico

Definição ANS – CONSULTÓRIO: sala isolada destinada à prestação de assistência médica ou odontológica ou de outros profissionais de saúde de nível superior.

Um consultório é um local de prestação de serviços médicos ou de outras atividades ligadas a saúde. Para o seu funcionamento se faz necessário o registro de empresa (pessoa jurídica) ou registro de profissional autônomo.

Consultório médico é o local como uma sala ou um conjunto de cômodos ou salas, onde se exercem as atividades médicas, exames e procedimentos dessa categoria profissional. Normalmente nos consultórios se realizam os exemes clínicos do paciente, chamado de consulta médica e atividades de diagnósticos de pequena escala. Nesse local, o médico além da consulta médica, faz a prescrição de receitas/remédio e faz a requisção de exames laboratoriais, exames de imagens etc. além disso pode aind afazer o encaminhamento do paciente para outros profissionais, clínicas ou hospitais.

Uma clínica médica difere de consultório médico por diversos aspectos meramente estruturais e constitucionais, uma vez que nessa opção é exclusiva de pessoas jurídica. Normalmente uma clínica é um conjunto de consultórios com uma administração única. Nesse tipo de estabelecimento se tem aparelhos de diagnósticos e terapias, bem como coleta e análise de amostras. Numa clínica a  atividade ambulatorial é própria da sua estruturação. Difere, portanto, também, de estabelecimento hospitalar que abrange as atividades de internação e de alimentação inexistentes nas clínicas médicas e consultórios médicos.

Saiba mais Aqui!