Em que consiste?

Na padronização dos procedimentos operacionais padrões em termos de redação, emissão e distribuição, definindo uma estrutura básica para a elaboração dos POP.

Por que fazer?

Nortear o profissional de enfermagem que elabora o POP, desde a sua confecção até a sua validação. Dessa forma visa padronizar o instrumento com a mesma estrutura para todos os procedimentos realizados pela enfermagem.

Quem deverá fazer?

A pessoa que executa os processos é quem deve elaborar o POP, com base nos conhecimentos, habilidades e técnicas necessárias ao processo sobre padronização. O documento deve ter o consenso da equipe.

Quando deverá fazer?

Criação: Quando existir uma situação que necessite ser padronizada para utilização particular ou geral. O documento deverá ser gerado objetivando que todos sigam o mesmo protocolo.

Revisão: Quando algum passo de um procedimento necessitar de uma modificação para melhoria do processo, atualizações das técnicas, mudança de normas, diretrizes e inovações tecnológicas.

Como fazer?

O Elaborador redige o documento

Envia o documento para a Comissão do POP para leitura

A Comissão do POP convoca o elaborador com o revisor (pessoa com conhecimento na área), para correções e sugestões.

Uma vez feitos os ajustes o documento será enviado para a

Diretoria para aprovação.

Caso não haja aprovação, o documento retorna para a Comissão do POP, que convoca novamente o Elaborador e o Revisor para outra avaliação do documento.

Correções/sugestões sucessivas são feitas até o acerto entre o

Emitente, Validador e Educação Permanente; com eventuais consultas ao revisor.

Depois de reavaliado, a Comissão do POP reencaminha, o documento para a Diretoria.

Após a validação do documento pela Diretoria, o mesmo é distribuído, pela Comissão do POP, para as unidades onde o mesmo tem aplicabilidade.

OBS:

1. A emissão de uma nova versão do POP segue as mesmas regras mencionadas.

2. O número do POP revisado permanece inalterado, mesmo após novas avaliações.

3. Todos os empregados deverão ter conhecimento e treinamento os POP gerais e específicos do setor que trabalha. Devem receber orientação sobre o conteúdo e utilização dos mesmos, pelo coordenador do setor.

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