COMO MONTAR CENTRO DE  ESTÉTICA

E-book: Centro de Estética – Como montar.

Há no mercado brasileiro uma grande confusão entre as operações legais e operacionais das Clínicas de Estética e dos Centros de Estética. Isso ocorre porque nos últimos anos  abriram-se muitas empresas de estéticas com nomenclaturas de Clínicas de Estéticas, quando na verdade muitas dessas empresas são Centros de Estéticas.

Para dirimir inicialmente essas dúvidas vamos conceituar essas empresas, conforme definições legais brasileiras.

A Clínica de Estética é uma empresa de prestação de serviços médicos onde se submetem os clientes aos tratamentos terapêuticos e/ou intervenções cirúrgicas. Essa empresa é representada por profissional (médico) registrado e habilitado no seu respectivo Conselho Regional de Medicina (CRM). Podemos citar os exemplos das clínicas de emagrecimento, reabilitação alimentar, cirurgia estética etc.

Já o Centro de Estética é uma empresa de prestação de serviços terapêuticos, (com possibilidade de comercialização de produtos), que realiza procedimentos de embelezamentos e terapias alternativas de bem-estar, sem submeter o cliente a tratamento de saúde. Essa empresa é representada legalmente por um tecnólogo em Estética, Beleza e Cosmetologia. (veja capítulo sobre essas conceituações).

Em ambos os casos, fazem-se necessários profissionais habilitados e registrados para serem os Responsáveis Técnicos das empresas.

Ver-se então que muitas empresas que anunciam serviços no mercado como sendo clínicas de estéticas são na verdade centros de estética.

Este guia tratará da abertura e operação de centro de estética.

No CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da Receita Federal, não há a nomenclatura para “centro de estética”, mas sim, serviços de estética, institutos de estética e serviços de massagens. Porém, nos registros empresariais das Juntas Comerciais aceita-se o nome de fantasia de centro ou clínica de estética para empresas de serviços de estética corporal.

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Centro de Estética – Como montar.

Índice

Introdução

Mercado de estética

Formas jurídicas das empresas

Passos para abertura da empresa de prestação de serviços

Registro CNAE

Registro para comercialização de produtos de cosmética

Aspectos e atividades legais

Enquadramento fiscal

Enquadramento tributário

Escrituração fiscal

Plano de negócios

Investimentos iniciais

Centro de estética – definições, nomenclaturas e áreas de atuações.

Estruturas do centro de estética

Relação de equipamentos do centro de estética

Relação básica de produtos do centro de estética

Atividades básicas do centro de estética

Serviços prestados no centro de estética

Setores e funções do centro de estética

Funcionários e cargos  do centro de estética

Funções e atividades dos diretores do centro de estética

Atividades do administrador do centro de estética

Planilha de custos

Tipos de remunerações dos prestadores de serviços

Tributação da remuneração do terapeuta

Sistemas de alugueis de salas e turnos

Marketing de serviços

Atendimento no centro de estética

Perfil da atendente do centro de estética

Aparência pessoal

Higiene na recepção do centro de estética

Impostos sobre os salários das dos empregados

Livro-caixa

Arquivo e documentos do centro de estética

Legislação

Regulamentação da profissão

Tabela de preços de serviços de estética

Links úteis

Referências bibliográficas

Arquivo Anexo: