CLINICA MEDICA POPULAR 201205 Razões para você investir em clínica médica popular.

Comprovadamente, no segmento de serviços de saúde, o modelo de negócio baseado em clínica médica popular é o mais interessante, fácil de ser implantado e economicamente mais viável. Investir neste tipo de empresa no Brasil apresenta altas possibilidades de sucesso devido principalmente as melhorias econômicas vividas atualmente em nosso país, o que acaba gerando demanda para serviços médicos com preços populares.

A clientela das clínicas médicas populares brasileiras é formada principalmente (algo em torno de 64%) por pessoas que não conseguiram, em tempo hábil, o atendimento nos serviços púbiclos de saúde, que em alguns casos demoram meses para ofertar o serviço médico.

Abaixo listamos 05 razões para você investir em clínica médica popular no Brasil.

01 – Negócio comprovadamente lucrativo – O modelo de clínica médica popular é altamente lucrativo uma vez que os custos de investimentos são relativamente menores em relação aos tradicionais centros de especialidades médicas com ofertas de serviços particulares. Além disso os preços cobrados pelos serviços prestados em clínica médica popular têm lucratividade média de 19%, contra 08% dos serviços particulares. Como a clientela deste tipo de negócio é oriunda das classes sociais emergentes do nosso país, a forma de pagamento mais utilizada é o dinheiro (41%), seguidos do cartão de crédito (37%), cartão de débito (14%) financiamentos (06%) e boletos (02%).

Como a média de atendimento por consultório é relativamente alta (em torno de 40 pacientes por dia) a liquidez torna-se um fator muito interessante para garantir a lucratividade deste segmento de mercado.

02 Mercado em crescimento – Em nossas pesquisas o mercado de clínica médica popular tem crescido em média 12,4% ao ano, sendo que nos estados como Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pernanbuco e Minas Gerais e no Distrito Federal, a taxa de crescimento foi em média de 17%. Este crescimento deve continuar nessas médias pelos próximos 20 anos. Isso se valida pois por enquanto não se vislumbra neste período uma melhora significativamente nos serviços públicos brasileiro capaz de atender a demanda de saúde do nosso país, focada em atendimentos ambulatoriais.

03 – Investimento financeiro pequeno – Em relação aos centros de especialidades médicas particulares, o investimento em clínica médica popular é bem inferior uma vez que as suas instalações e equipamentos não precisam de vultuoso aporte financeiro. Isso se justifica pois as clínicas médicas populares normalmente são instaladas em áreas populares (não nobres) onde os custos do metro quadrado construído são bem menores em relação as áreas nobres das cidades. Outro detalhe refere-se aos equipamentos e acessórios que em clínicas médicas populares não precisam ser topo de linha, lançamentos recentes etc.

04 – Alta taxa de retorno de investimento – a taxa de retorno de investimento é o valor que o negócio propicia para cobrir e remunerar o capital investido. Normalmente os centros de especialidades médicas têm os seus investimentos totalmente remunerados entre 08 e 12 anos. No caso das clínicas médicas populares o tempo médio de retorno do capital investido está em torno de 4,3 anos. O que obviamente solidifica aos argumentos da validade do investimento.

05 – Mão-de-obra disponível no mercado – O Brasil forma atualmente 16 mil médicos por ano e muitos destes profissionais chegam ao mercado de trabalho sem as condições financeiras para abrir o seu próprio consultório médico. Por conta disto, muitos médicos neófitos recorrem a prestação de serviços em clínicas médicas populares devido a grande clientela, estrutura funcional adequada e principalmente a remuneração bem melhor que a paga pelos serviços públicos de saúde do nosso país.

Em muitas cidades brasileiras os médicos estão sendo contratados por turnos de 12 horas em clínicas médicas populares, sendo que por este período remunera-se em média R$ 1.000,00. Com esse arranjo funcional muitas clínicas médicas populares de cidades do interior do Brasil conseguem atrair profissionais e oferecerem variadas especialidades médicas.

Ver-se então que muitas são as razões e motivos para se investir em clínica médica popular em nosso país. Para você que quer adentrar neste mercado com segurança e conhecimento a melhor maneira é adquiri o nosso e-book clínica médica popular, como montar. Este relatório especial traz todas as informações necessárias para criar e operacionalizar este tipo de empresa.

Saiba mais aqui!