O mercado de clínicas médicas gerais encontra-se estagnado há mais de 12 anos em quase todos os Estados brasileiros. Isso ocorre porque muitos investidores não querem ser remunerados pelos pífios preços praticados pelos planos de saúde e convênios médicos. Por conta disso, nesse período, somente surgiram clínicas e policlínicas médicas em localidades onde não havia esses tipos de negócios. Por outro lado, o modelo de clínicas médicas populares com foco central em serviços particulares tem apresentado resultados expressivos e deveras lucrativos.

Enquanto os planos de saúde e os convênios médicos pagam valores muito pequenos pelos serviços médicos prestados, o modelo de clínica médica popular oferecem preços muito similares e tem um grande atrativo mercadológico: 80% das receitas financeiras das clínicas médicas populares advêm de pagamentos diretos dos clientes e apenas 20% advêm de planos de saúde e convênios médicos. Dos pagamentos diretos, aproximadamente 67% são em dinheiro e cheques, 25% são em cartões de créditos, 6,5% são em cartões saúde pré pago e 1,5% são em cupons saúde.

Há muitos casos de sucesso no modelo de clínica médica popular onde o atendimento é exclusivamente direto com os clientes. Nesses casos não se atende a clientela dos planos de saúde e convênios médicos e com isso não se tem os custos dessas operações e principalmente não têm-se os corriqueiros prejuízos com as fatídicas glosas.

Outro fator determinante do sucesso das clínicas médicas populares se refere aos precários serviços públicos de saúde do nosso país oferecidos pelo SUS. Como bem se sabe a marcação de consultas no SUS pode demorar em média 60 dias e chega até 06 meses para exames como mamografia ou tomografia, por exemplos. Hoje sabemos que aproximadamente 36% dos usuários que procuram os serviços ambulatoriais do SUS e não são atendidos acabam recorrendo aos serviços de clínicas médicas populares.

Felizmente, nessas ocasiões esses usuários encontram nas clínicas médicas populares o pronto atendimento para consultas médicas e realizam seus exames no máximo em 05 dias. Dessa forma, é a precariedade do SUS o grande incentivador do sucesso das clínicas médicas populares no Brasil.

No próximo post falaremos sobre a importância da localização para o sucesso das clínicas médicas populares.

No e-book Clínica Médica Popular – Como Montar e Administrar, você encontra o modelo completo de projeto para se montar esse tipo de negócio. Esse e-book é na verdade a transcrição do serviço de consultoria oferecida exatamente para se montar esse tipo de empresa. Conheça-o Aqui.

Anúncios