Historicamente a evolução das empresas médicas no segmento de atendimentos privados ocorreu das seguintes formas.

01 – O consultório médico foi agregando outras atividades e serviços médicos. Dessa necessidade nasceram as clínicas médicas.

02 – As clínicas médicas eram constituídas para atender basicamente as 05 principais especialidades médicas (clínica médica, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e pneumologia). Além desses serviços, se ofereciam os serviços de RX, ultrassonografia, eletrocardiograma e a realização de exames laboratoriais.

03 – As policlínicas surgiram no Brasil na década de oitenta do século passado e o seu objetivo era oferecer uma gama de especialidades e serviços médicos complementares e de diagnósticos. Essas unidades oferecem também serviços de reabilitação, pequenas cirurgias, serviços ortopédicos, psicológicos, nutricionais etc.

04 – A última evolução das policlínicas é chamada de Centro de Especialidades Médicas.

O Centros de Especialidades (CE) são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade.

Na verdade no Centro de Especialidades Médicas a estrutura operacional é mais enxuta e coesa em relação ao modelo de policlínica uma vez que o seu foco não é necessariamente sobre as 05 principais especialidades médicas. Mas sim sobre um grupo serviço específico. Por exemplo, temos modelos de centro de especialidade médicas com foco em cardiologia, onde as especialidades oferecidas são clínica geral, cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Hemodinâmica, reabilitação, nutrição etc. Além dos serviços de exames e diagnósticos.

Devido o seu foco primário, o Modelo de Centro Especialidade Médicas é o mais recomendável para quem quer abrir um tipo de negócio de clínica médica. Isso se caracteriza pois neste modelo há uma atenção especial sobre determinadas áreas da saúde e por conta disso há a especialização dos serviços prestados.

Entre os modelos de centro de especialidades médicas destacam-se os centros oftalmológicos, ortopédicos, nutricionais, bem-estar,  de tratamento da dor, doenças infantis, centros geriatricos etc.

Saiba mais…