clinica medica guia de abertura e administração– Afinal quanto custa atender o cliente?

O custo do cliente é o quanto a organização gasta para atender, de maneira eficaz e eficiente, seus clientes. Há diversas fórmulas para calcular este custo. Muitos autores utilizam várias metodologias para dimensionar esse custo. Porém, vamos utilizar uma fórmula mais fácil de ser entendida.

Para saber o custo do atendimento de clientes (CAC), deve-se excluir os custos das mercadorias e impostos, e subtrair estes valores do custo total/operacional da empresa. O resultado deve ser dividido pela quantidade de clientes atendidos pelo período observado.

Vejamos a fórmula:

CAC  = custo operacional – (custo do produto + impostos e taxas) / n
http://eadsucesso.com/gratis/artigos/
Vamos supor os seguintes elementos:
Custo operacional = R$ 1.000,00
Custo do produto = R$ 300,00
Custos com impostos = R$ 170,00
Quantidade de clientes atendidos: 200.

Leia o artigo completo no site eadsucesso.com

Anúncios