CLINICA MEDICA POPULARNem tudo são flores no mercado de clínicas médicas populares no Brasil. Apesar de ser um excelente negócio no segmento de saúde, algumas clínicas médicas não têm obtidos os resultados esperados. Isso ocorre devido alguns erros considerados fatais para esse tipo de negócio.

Abaixo vamos listar os 05 principais erros nas implantações de clínicas populares que devem ser evitados.

01 – Falta de estudos e conhecimento de mercado – O erro mais crucial neste tipo de empreendimento e na maioria dos casos provoca sérios prejuízos para os seus empreendedores. Muita gente acha que sabe como funciona uma clínica médica popular e pelo fato de ver muita clientela em empresas já operacionalizadas, acha que pode simplesmente copiar o modelo existente e com isso obter sucesso. Antes de investir neste tipo de negócio é preciso conhecê-lo detalhadamente, saber os seus custos, tipos de investimentos, perfil de clientela, fonte de receitas, especialidades médicas mais procuradas etc.

02 – Localização ruim ou estrutura inadequada – A localização e a estrutura são elementos fundamentais para o sucesso de uma clínica médica popular e devem ser criteriosamente avaliadas. Normalmente recomenda-se que uma empresa deste porte esteja junto a sua clientela. Ou seja, a clínica deve ter fácil acesso e não estar localizada em áreas urbanas tidas como nobres ou afastadas. A estrutura pode ser simples, porém, não deve ser sem conforto, sem higiene e pequena demais. A clientela das clínicas populares não quer ser atendida em locais sujos, apertados, sem conforto ou com móveis e equipamentos velhos ou recuperados.

03 – Falta de especialidades médicas – Para ter sucesso garantido, a clínica médica popular deve ter as principais especialidades médicas sendo oferecidas para sua clientela. Além disso, deve ter disponibilizados os principais exames e procedimentos médicos. Já vimos várias vezes que a falta de algumas especialidades como clínico geral ou pediatra pode muito bem malograr o êxito da clínica médica popular. A mesma coisa diz-se a respeito dos exames e procedimentos, que devem ser preferencialmente feitos na mesma estrutura da empresa médica.

04 – Demora no atendimento – O fato de ser uma clínica médica popular não quer dizer que o cliente, – por está pagando preços menores que o particular -, deva ser tratado sem a devida atenção e respeito. Dessa forma deve-se evitar a demora no atendimento médico. Isso é fundamental para o sucesso do negócio, haja vista que a concorrência pode fazer exatamente deste item o seu diferencial competitivo.

05 – Atrasos e faltas dos médicos – Este é um erro fatal para clínicas médicas populares. Preferencialmente as clínicas médicas populares devem atender por hora marcada (igual ao atendimento particular) e devem evitar que o médico atrase ou falte aos atendimentos. Se o profissional médico é muito ocupado e atrasa ou falta constantemente ao atendimento, ele deve ser rapidamente substituído para que a sua performance não seja um insumo do fracasso do negócio.

Lembre-se que atrasos, faltas e demoras de atendimentos são as coisas mais reclamadas pela clientela do serviço público de saúde em nosso país e devem ser evitadas em empresas médicas que querem ter sucesso e lucratividade.

Obviamente existem outros erros que são perigosos para o êxito dos negócios de clínicas médicas populares e esses serão oportunamente esclarecidos. Por enquanto evite estes 05 erros e tenha sucesso no seu empreendimento de clínica médica popular.

Se preferir conhecer melhor este mercado, recomendamos a leitura do ebook Clínica Médica Popular – Como montar e administrar, disponível no site da Intercriar.

Desejamos sucesso

Anúncios