Guia de Serviços Médicos e Odontológicos.
Entenda como funciona.
 
Nos últimos anos vimos os surgimentos de diversos modelos de sistema complementares de acesso aos serviços de saúde no Brasil. Os destaques maiores ficaram por conta dos modelos de cartão de fidelidade saúde, sistemas independentes de saúde, cartão de descontos médicos e recentemente os modelos de negócios baseados em cartão saúde pré-pago e cupom saúde.
 
Todos esses sistemas alternativos de atendimento à saúde apresentam algumas vantagens e obviamente algumas desvantagens. O único modelo que sustenta-se altamente vantajoso e sem problemas de ordem de normas classista é o cartão fidelidade saúde que, na verdade é uma ferramenta de marketing da empresa médica e tem o seu uso restrito a estrutura da empresa. Na verdade, o cartão de fidelidade saúde é apenas a potencialização da carteira de clientes privados das empresas médicas.
 
Já os demais sistemas alternativos de atendimento à saúde têm recebido fortes críticas e até intervenções dos órgãos classistas dos médicos devido inflações de normas e resoluções destes órgãos.
 
Segundo os órgãos superiores de regulamentação da saúde no Brasil os modelos de negócios baseados em sistema independente de saúde, cartão de descontos médicos, cartão saúde pré-pago e cupom saúde infligem as normas médicas pois mercantilizam os serviços médicos (prática proibida pelo Código de ética Médica) e ou fazem intermediação de serviços médicos e cobrança de sobretaxa ou comissão, atitudes também proibidas pelo código supracitado.
 
Mesmo assim, algumas empresas médicas continuam atuando de forma não recomendada pelos seus órgãos classistas oferecendo estes tipos de serviços para os seus clientes. Na Internet ver-se facilmente essas práticas sendo anunciadas e ofertadas.
 
Os órgãos classistas dos médicos brasileiros também divulgam constantemente notas informativas onde dizem coibir e punir essas práticas não recomendadas.
 
Acesse GRÁTIS o artigo completo em formatos PDF, EPUB (Para Tablets e Smartphones) e MP3. CLIQUE AQUI!