Atividades de organização para credenciamento médico.


Uma atividade bastante importante para o processo de credenciamento é o sistema de organização de documentos para este processo.

CREDENCIAA seguir vamos descrever os passos básicos deste processo.

01 – Organizar a documentação da empresa médica – Nesta fase organiza-se toda a documentação da empresa como CNPJ, contrato social, registro do Conselho Estadual, ficha de inscrição do CNES, etc.

02 – Organizar a documentação do médico responsável técnico– Nesta fase organiza-se toda documentação pessoal e profissional do médico responsável técnico. É bom frisar que este profissional não pode ter restrições legais, fiscais, tributárias e criminais. Nesta fase organiza-se também os diplomas, certificados, títulos do RT etc.

03 – Organizar as documentações dos médicos do corpo clínico – cada médico deve ter a sua documentação pessoal e profissional organizada, com ênfase para os seus títulos de especialidades.

04 – Organizar certidões negativas da empresa – As certidões negativas da empresa devem estar todas atualizadas e dentro dos prazos de validades. Recomenda-se que o contabilista da empresa auxilie no fornecimento dessas documentações.

05 – Relação de exames / procedimentos realizados – Quando da solicitação do credenciamento médico faz-se necessário descrever também os exames e procedimentos que a empresa irá realizar. Para tal feito recomenda-se que se incluam também esses exames e procedimentos na solicitação. Alguns planos de saúde solicitam que esses procedimentos e exames estejam codificados conforme os códigos da TUSS, tabela AMB etc.

06 – Relacionar especialidades médicas atendidas – Idem.

07 – Fazer a inspeção local conforme a Portarias SAS/MS nr. 156/94 e 206/96. (Vide a seguir).

08 – Relacionar estrutura física e capacidade de atendimento – Nesta fase deve-se relacionar os equipamentos, instrumentos e acessórios da empresa médica.

09 – Organização da documentação – Toda a documentação deve ser organizada conforme as regras descritas pelas OPS. Recomenda-se que a documentação tenha um índice e que todas as páginas sejam numeradas e rubricadas.

10 – Envio da documentação. – Toda a documentação do credenciamento deve ser colocada em envelope timbrado da empresa médica e no seu verso devem constar os dados e razão da solicitação do credenciamento. Este envelope deve ser protocolado na recepção da OPS  ou ter registo de recebimento emitido pelo Correio.

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