Um dos fatores primordiais do sucesso de uma empresa médica é a sua localização. Isso justifica-se por este tipo de estabelecimento deve ficar situado próxima a sua clientela ou em local de fácil acesso, como nos centros das cidades, condomínios médicos, centros empresariais, ruas movimentadas, por exemplos.

CENTRO MEDICO NOVO
Os centros de especialidades médicas normalmente estão localizados em áreas mais nobres das cidades ou em centros comerciais onde o preço do metro quadrado é bem mais valioso.

Este tipo de empresa fica melhor localizada nos bairros mais populosos das cidades ou então nos centros urbanos, sempre próximas as localizações dos serviços públicos e privados de saúde como hospitais, pronto-socorro ou condomínios médicos. O empreendedor deste tipo de negócio deve buscar uma localização que ofereça aos seus usuários a facilidade de acessos, comodidade, segurança, com locais próximos a pontos de ônibus, áreas de estacionamentos, grandes circulações de pessoas, comércio etc.

 

Em algumas cidades metropolitanas os centros de especialidades médicas não estão localizados nos centros municipais. Mas sim, nos bairros mais nobres e caros onde pode-se oferecer uma infraestrutura adequada ao funcionamento de uma empresa de alto padrão. Porém, com os custos bem superiores quando comparados aos investimentos nos centros da cidades.

O empreendedor do centro de especialidades médicas deve atentar-se inicialmente com o Plano Diretor Urbano (PDU) das cidades que regulamentam as atividades econômicas que podem ser realizadas em alguns logradouros. Por este motivo, antes de pensar em estabelecer este tipo de negócio, ele deve procurar a Prefeitura Municipal para realizar a consulta prévia no Plano Diretor Urbano para saber se o local desejado comporta a atividade econômica deste tipo de empresa.

O empreendedor deste tipo de negócio deve também atentar-se para alguns detalhes deveras importantes como:

Verificar se o local tem a capacidade de instalação desejada;
Verificar as características da vizinhança, segurança etc.
Verificar o fornecimento de água, energia elétrica, telefone, Internet, esgoto etc.
Verificar área de estacionamento.
Local para carga e descarga de produtos biológicos.
Verificar a disponibilidade de serviço de transporte público.
Verificar junto à vizinhança a possibilidade de inundações ou zona de riscos.
Verificar a documentação do imóvel quanto sua a legalização e regularização de uso.
Conferir a planta do imóvel quanto a aprovação da Prefeitura e Habite-se.
Verificar situação de IPTU.
Procurar saber junto a Prefeitura as normas para instalações de letreiros e placas indicativas.
Procurar saber junto ao Corpo de Bombeiros quanto a situação de vistoria.

Os itens de inspeção de vigilância sanitária também devem ser observados. Para tal atividade deve aportar-se do rol de itens de verificação do órgão de vigilância sanitária municipal.

Conheça todas as informações para implantar este tipo de serviço no e-book Centro de Especialidades Médicas

Anúncios