O grande sucesso das clínicas médicas populares fez surgir uma nova versão compacta deste tipo de empresa médica no Brasil. Trata-se do formato de consultórios médicos populares.

Estes estabelecimentos funcionam exclusivamente com consultas médicas eletivas e não realizam exames e procedimentos médicos. Por estes motivos os consultórios médicos populares têm estruturas bem menores, mão-de-obra reduzida e consequentemente custos bem inferiores em relação aos praticados nos empreendimentos classificados como clínicas médicas populares.

CAPA CONSULTORIOS POPULARESOs consultórios médicos populares são um conjunto de cômodos ou salas (condomínios médicos), onde exercem-se as atividades médicas, sem a realização de exames e procedimentos. Normalmente nos consultórios médicos populares realizam-se os exames clínicos do paciente, chamado de consulta médica e as atividades de diagnósticos de pequena escala. Neste local, o médico além da consulta médica, faz a prescrição de receitas/remédio e a requisição de exames laboratoriais, exames de imagens etc.

No formato de consultórios médicos populares, este tipo de empresa é registrada como consultórios médicos convencionais ou até mesmo como clínica médica de pequeno porte. Por terem estruturas bastante reduzidas os custos de investimentos deste tipo de empresas são em média 50% menores em relação aos gastos com a implantação de modelos de clínicas médicas populares. Normalmente o consultório médico deste tipo de empreendimento custa em média R$ 10.000,00.

Os consultórios médicos populares atuam basicamente com estruturas para cinco ou seis ambientes de atendimentos médicos, uma recepção para vinte e cinco lugares, dois ou três sanitários, uma área para guarda de materiais e em alguns casos, uma sala para administração e controle. Este modelo de negócio funciona como um aglomerado de consultórios médicos com os serviços distribuídos através da recepção única da empresa.

Por não realizar nenhum procedimento médico ou exames clínicos os consultórios médicos populares não precisam de salas para realizações de exame de Raio X, Eletrocardiograma, teste de esforços, Ultrassonografia, sala de curativos, serviços odontológicos, oftalmológicos etc. Por conta disso este tipo de empresa precisa apenas de uma área construída de 120m2.

Para a realização da consulta médica, os estabelecimentos constituídos como consultórios médicos populares tem áreas individuais de trabalho que variam de 07 m² a 10m2, com largura mínima de 2,50m, para no máximo de 02 cadeiras instaladas (3m² por cadeira).

Os modelos de consultórios médicos populares, por atuarem exclusivamente com consultas médicas eletivas têm os seus rendimentos financeiros também bastante inferiores em relação os ganhos auferidos pelas clínicas médicas populares. Mesmo assim eles são excelentes alternativas de negócios para quem não possuir o capital para investir numa clínica médica popular com ofertas de diversas especialidades médicas e vários exames e procedimentos.

CLINICA MEDICA POPULAR 2012Como as realizações de exames e procedimentos médicos são as fontes financeiras complementares bastantes significativas das clínicas médicas populares, o fato de elas não existirem nos consultórios médicos populares fazem também grande diferença na lucratividade deste tipo de empresa.

Os modelos de consultórios médicos populares são mais indicados para cidades menores ou então para bairros com população mais carentes. Normalmente os consultórios médicos populares são os embriões das clínicas médicas populares de sucesso. Por este motivo este tipo de negócio deve funcionar basicamente com pagamentos de prestadores de serviços médicos por turnos de trabalhos e não por clientes atendidos. Nesta modalidade não é recomendado o aluguel de salas ou de turnos. Fatos comuns nas clínicas médicas populares.

Nos modelos de consultórios médicos populares que temos visto no Brasil a estrutura operacional está condensada em apenas 04 ou 05 empregados e um dos sócios da empresa atua como administrador e controlador financeiro. Normalmente há revezamento de médicos por consultórios médicos e os profissionais médicos são remunerados por turnos de trabalho. Ficando, por tanto, a administração dos consultórios médicos populares responsável pela captação de clientes, agendamento de consultas, escalonamento dos prestadores de serviços etc.

Ademais, os consultórios médicos populares são muito parecidos com as clínicas médicas populares quanto aos sistemas de registros empresariais, tributação, funcionamento e responsabilidades. Tendo, obviamente, a sua dimensão operacional relacionada diretamente ao seu porte.

Em síntese, a implantação de consultórios médicos populares é uma boa opção de investimentos para quem ainda não tem os recursos financeiros para investir numa clínica médica popular ou então quer instalar o seu empreendimento em cidades com populações menores.

Com a leitura do e-book Consultórios Médicos Populares o investidor deste tipo de empresa saberá exatamente como implantar o seu negócio visando o sucesso e provavelmente a sua evolução para o modelo de clínica médica popular.

Desejamos sucesso.

Equipe Intercriar.