CMP TOTAL DEITADOA implantação de qualquer tipo de empresa requer estudos e conhecimentos prévios que visam nortear o investidor com informações mercadológicas e gerenciais. Uma das ferramentas mais importantes nessa fase de análise de oportunidades de negócio é a realização da pesquisa de mercado.

É a pesquisa de mercado que vai sinalizar a viabilidade do empreendimento, indicando as preferências e condições de uso e econômicas da clientela em potencial. Dessa forma a realização da pesquisa de mercado deve ser a primeira ação dos investidores.

Assista ao vídeo:

No caso específico de implantação de clínicas médicas populares a pesquisa de mercado indica as seguintes informações para o investidor:

  • Porte do mercado;
  • Quantidade de usuários em potencial;
  • Frequência de utilização de serviços;
  • Especialidades médicas mais procuradas,
  • Tipos de serviços médicos mais utilizados;
  • Tipos de exames e procedimentos médicos mais utilizados;
  • Gastos médios anuais, per capita;
  • Tipos de serviços utilizados (público, privado ou plano de saúde);
  • Melhor localização do empreendimento;
  • Perfil da clientela (por sexo, idade, profissão, moradia, preferências etc.).
  • Perfil dos concorrentes,

De posse dos dados da pesquisa de mercado, sua tabulação e análise técnica, tem-se as informações mercadológicas capazes de sinalizar a viabilidade operacional e econômica do empreendimento.

É a pesquisa de mercado que fecunda a ideia do negócio e indica a elaboração do plano de negócio.

Com a elaboração do plano de negócio tem-se as informações gerais do futuro empreendimento e todas as suas considerações técnicas, operacionais, financeiras, econômicas e mercadológicas.

Vale então frisar que a primeira ação que o empreendedor de clínica médica popular deve fazer é exatamente uma pesquisa de mercado que lhe ofereça as informações iniciais quanto a viabilidade ou não do investimento.

Normalmente uma pesquisa de mercado realizada por empresas especializadas, para a implantação de uma clínica médica popular, custa em média R$ 4.500,00 para uma coleta de amostras de dados de uma população de 500 mil pessoas. Normalmente essa pesquisa é feita em média em três dias quando são coletados dados em quatro ou cinco pontos da cidade.

Por históricos, podemos dizer que o custo de cada coleta de dados está em torno de R$ 11,90 e o custo de tabulação e análise de dados está em torno de R$ R$ 8,74.

Note que para o investimento médio de 500 mil reais para a implantação de uma clínica médica popular de pequeno porte, o valor da pesquisa de mercado está inferior a 1% do valor total do investimento. Daí a importância de sempre investir numa pesquisa de mercado antes de querer implantar qualquer modelo de clínica médica popular. SAIBA MAIS AQUI!

Na Intercriar Infoeditora disponibilizamos um relatório especial para que você mesmo faça sua pesquisa de mercado. Este relatório contém a metodologia que você deve utilizar na pesquisa de mercado, o tipo de formulário de entrevista de clientes, as formas de abordagem de pessoas e uma planilha eletrônica para você mesmo tabular os dados e obter as informações desejadas.

De posse deste relatório especial você pode recrutar e treinar quatro ou cinco pessoas que em apenas três dias farão as coletas de dados. De posse destes formulários basta somente inserir os dados na planilha eletrônica, que se encarregará de fazer a análise técnica dos dados.

Para saber mais informações sobre esse serviço de auto consultoria da Intercriar Infoeditoaa, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@intercriar.com.br

SAIBA MAIS AQUI!