Como aumentar os resultados econômicos da empresa.

Sabemos que só existem três maneiras de aumentar o resultado econômico de uma empresa. Essas maneiras são:

ü  Aumentar os preços dos produtos ou serviços;

ü  Aumentar o volume de vendas;

ü  Diminuir os custos empresariais.

A primeira opção (aumentar os preços dos produtos ou serviços) é muito difícil no atual cenário da economia mundial, pois a concorrência sempre estar buscando a eficiência mercadológica e na maioria das vezes nos impõem o contrário. Ou seja, os produtos e serviços estão cada vez mais bem desenvolvidos e com preços finais relativamente menores.

A segunda opção, – (aumentar o volume de vendas) – vai requerer algum esforço extra e por certo alguns recursos financeiros extras também. Aumentar as vendas não é tarefa fácil, uma vez que o poder de compra da clientela não tem crescido significativamente.

A terceira e última opção, que é (reduzir os custos), é a mais sensata e prática, no âmbito empresarial. E é nela que vamos trabalhar nesse instante.

Como vimos, uma empresa tem uma gama de custos que devem ser controlados ou reduzidos.

Para controlar os custos empresariais são necessárias duas ações iniciais:

1º. Análise geral dos custos e,

2º. Criar indicadores de controle e desempenhos.

A análise geral dos custos dará ao investigador a noção exata do montante dos seus custos, origens, centros de custos etc.

Os indicadores e controles são metas definidas que visão fazer o acompanhamento cronológico do processo de controle de custos.

 Para se obter uma a análise geral dos custos empresariais e elaborar os indicadores de desempenho faz-se necessário elaborar a ferramenta mais importante do processo de controle de custos que é a planilha de custos.