Atualmente, no Brasil, as especialidades médicas básicas são somente os alicerces de um negócio de sucesso em saúde. Clínica médica, pediatria, cardiologia, ginecologia e pneumologia são as especialidades que se entendem no ramo médico, como as portas de entradas de serviços médicos. Em muitos casos os serviços complementares dessas especialidades médicas são bem mais lucrativos que os próprios atos das naturezas das consultas médicas.

Especialidades médicas como nefrologia, reumatologia, angiologia, hebiatria, reabilitação, coloproctologia, mastologia, metabologia, imunologia (vide glossário no anexo), entre outras vislumbram grandes oportunidades de negócios para profissionais sintonizados com as novas tendências de mercado mundial de saúde.

Saber qual é a especialidade médica mais lucrativa e investir somente nela não é a garantia de sucesso para ninguém no mercado de saúde. Afinal, é bom que se diga que o sucesso na área médica advém prioritariamente da aptidão pessoal e da dedicação profissional somadas as oportunidades mercadológicas.

Contudo, se a intenção é se montar uma clínica médica lucrativa é bom saber qual é o perfil mais apropriado para esse tipo de negócio, quais são as especialidades mais procuradas naquele local/região e as principalmente às tendências desse mercado que movimenta bilhões de dólares por ano.

Esse relatório foi elaborado inicialmente no final do ano de 2010 como o objetivo de servir como termômetro de investimento em clínica médica.

Neste relatório foram dadas notas de perfil de validade de investimentos por cada especialidade médica (notas de 0 a 10). Dessa forma, o leitor do nosso relatório saberá qual nota recebeu todas as especialidades médicas por região do Brasil e onde estão os nichos de mercado para se investir nesse segmento.

Se você pensa em montar uma clínica médica ou quer incrementar o seu atual mercado de saúde, não perca essa grande oportunidade de conhecimentos especiais. Afinal, esse relatório vai responder-lhe exatamente as perguntas feitas no início desse texto e muitas outras. Além, é claro de ser um grande instrumento de decisão gerencial e empreendedora.

Com a leitura deste relatório você saberá, por exemplo, que nutrologia é hoje uma das especialidades médicas mais procuradas e recomendadas em 04 das regiões do Brasil e recebeu nota média de investimento de 9,7. Contudo, numa única região brasileira, essa mesma especialidade recebeu nota desta mesma categoria de apenas 4,8%. Sabe por que isso ocorreu? A resposta é: efeitos culturais locais.

Veremos também que serviços como Reabilitação são bastante procurados no Brasil. Porém, 86% dos usuários recorrem aos serviços públicos de saúde e, dos 14% dos usuários particulares destes serviços 08% estão nas regiões Sudeste e Sul.

Você saberá também que as especialidades Nutrição e Medicina Esportiva têm procuras muito próximas de cirurgia estética.