guia do credenciamento médicoCOMPRAR

Nota: O credenciamento em planos de saúde ou convênio médico é gratuito. Nenhuma OPS cobra taxas ou percentuais para cadastrar prestadores de serviços médicos. As empresas que atuam no segmento de credenciamento cobram pelos serviços prestados nestes propósitos. O médico poderá fazer o seu credenciamento diretamente nas OPS ou buscar assessoria externa. Este guia visa auxiliar o médico para que ele mesmo faça seus credenciamentos em empresas médicas.

Entendendo o processo de credenciamento.

Perguntas rotineiras em consultórios médicos quando o assunto é credenciamento:

Por que o meu consultório médico até hoje não foi credenciado pelos convênios e planos de saúde, uma vez que já enviei diversas cartas de solicitação de credenciamento?

Quais são os critérios técnicos solicitados quando da inspeção de pré-credenciamentos?

Quais são os itens mais importantes durante essas avaliações técnicas?

Quais são as leis e normas referentes ao credenciamento médico?

Essas são por certo as principais dúvidas para quem tem um consultório ou até mesmo uma clínica médica, quando espera ser credenciado por convênios médicos ou planos de saúde.

Muitas vezes por não saber quais são as leis, normas, práticas e recomendações técnicas e itens de verificação, (esses, quando da vistoria do consultório médico), muitos profissionais de saúde não são credenciados exatamente por não atenderem esses critérios técnicos.

Nesse instante é bom que se diga que para atender o credenciamento de um consultório médico seguem-se leis, normas, portarias e resoluções que somam-se 16 e os itens de avaliações técnicas somam-se 128.

Na nossa prática diária já vimos muitos consultórios médicos não serem credenciados pelos planos de saúde apenas por não atenderem um único item do rol de avaliação do estabelecimento médico. Já vimos, por exemplo, um consultório de ginecologia não ser credenciado por falta a comprovação da vacina antitetânica das assistentes médicas. Ou ainda, numa clínica médica, o inspetor encontrar soluções sem identificação nos frascos ou sem data de manipulação e prazos de validade. Nessas ocasiões, qualquer não-conformidade a um desses itens, é passível de não se credenciar naquele instante o consultório médico.

Vale também enfatizar que a vistoria de credenciamento médico só é realizada depois que a documentação do proponente é aprovada pelo plano de saúde ou convênio médico. Em suma, ter a documentação pre-aprovada não quer dizer que o médico já está com o credenciamento garantido. Na prática, é a vistoria que sela o destino da empresa médica, quanto ao seu credenciamento.

Enquanto muita gente se preocupar exclusivamente com a aparência do consultório ou com a regularização da documentação da empresa, os inspetores das operadoras de saúde estão mais atentos aos critérios das leis do Ministério da Saúde, ANS e Vigilância Sanitária, que regem os credenciamentos de empresas prestadoras de serviços médicos.

Por esses motivos, por exemplo, para os inspetores os itens como limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos, devem seguir as recomendações do “Manual de Processamento de Artigos e Superfícies”, M.S., 2ª Ed, 1.994 e Resolução SS-374/95. Vale citar que esse é apenas um dos itens verificados quando da inspeção para credenciamento.

Diante disto, ficam para o(a) médico(a) as seguintes dúvidas:

– O meu consultório atende as recomendações do MS/ANS para credenciamento de prestadores de serviços médicos?

– Eu posso realizar uma vistoria prévia da minha empresa para saber se ela está adequada aos critérios técnicos do credenciamento?

– Quais são os itens que são avaliados nas inspeções técnicas?

As respostas para essas perguntas e um guia completo para a inspeção de um consultório médico conforme os critérios da MS/ANS/SUS é exatamente o que você tem agora em mãos. Obviamente que esse modelo padrão atende a maioria das especialidades médicas e difere apenas 02%, que são exatamente os critérios particulares de cada especialidade médica.

Seguindo as recomendações deste e-book você poderá avaliar o seu consultório médico bem antes de solicitar a visita de inspeção e com isso, verificar as não-conformidades operacionais e técnicas e obviamente, corrigi-las.

Esse nosso modelo de ebook de inspeção técnica avalia todos os itens de verificação e controle analisados e avaliados quando da visita do inspetor credenciado pelos planos de saúde e convênios médicos.

O nosso e-book foi concebido conforme as leis e normas específicas sobre esse assunto (todas em anexo) e contêm mais de 120 itens de verificações. Dessa forma ele é eficiente, prático e totalmente condizente com as leis em voga quanto ao credenciamento de consultórios médicos.

Se você vai solicitar o credenciamento médico para o seu consultório, nós recomendamos a leitura desse e-book e conhecimento prévio desses itens de avaliação e das leis específicas. Afinal, por um simples erro de não-conformidade o seu consultório pode não ser credenciado (ou até mesmo descredenciado) e ter de esperar uma nova inspeção de vistoria, que em muitos casos só são agendados para os próximos semestres.

Diante das atuais exigências da ANS quanto aos novos critérios de segurança da saúde humana, muitos planos de saúde, convênios médicos e o próprio SUS, tem realizado vistorias de avaliação dos atuais credenciados para saber se esses estão em conformidades das leis que regem esses critérios de prestação de serviços. Para as novas adesões de credenciamentos médicos, todas as operadoras de saúde estão seguindo a risca esses procedimentos. Por conta disso, os credenciamentos de novos parceiros estão muito mais rígidos e criteriosos.

Se você que pedir um novo credenciamento médico ou então garantir os que têm, é recomendado que você tenha agora mesmo acesso a esses conhecimentos. Afinal, todos nos sabemos das dificuldades de se conseguir um novo credenciamento médico no mercado de saúde do Brasil.

Peça já o seu exemplar desse e-book de credenciamento de consultório médico e faça agora mesmo a sua auto avaliação. Além desse roteiro você terá também os conhecimentos específicos sobre esse tema e acesso as todas as leis e normas que regem esse anunciado.

Desejamos sucesso.