Nas clínicas médicas os principais profissionais de saúde atuantes são:

Médico – É o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; se ocupa da saúde humana e/ou animal, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomia e fisiologia, por exemplos) por detrás das doenças e do tratamento – a ciência da medicina – e também competência na sua prática aplicada – a arte da medicina. (Fonte: Internet).

Os médicos podem ser generalistas, isto é, não especializados em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando especializados em alguma área.

Enfermeiro – (Profissional de enfermagem) – No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exercendo a função de professor e mestre, preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior. (Fonte: idem).

Auxiliares de enfermagem – Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio) ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas, possuindo qualificações específicas. (Fonte: Internet).

Auxiliares de procedimentos – Mão de obra técnica especializada na operação de equipamentos complementares para realização de exames como USG, ECG, Dopller, coleta de material biológico etc.

Técnicos – Mão de obra técnica especializada em equipamentos ou realização de exames ou procedimentos, como exames de Raios X, Mamografia, análises clínica, teste de esforço etc.

Pessoal de apoio – Mão de obra não técnica como assistentes de salas de exames, recepção, entrega de exames, agendamentos de consultas, administrativo etc.

Saiba como criar uma clínica médica popular de sucesso. Clique aqui!