http://www.intercriar.com.br/p/mais-faturamento.html

Podemos afirmar que m cada grupo de 100 clientes perdidos numa clínica médica brasileira, essas perdas são assim distribuídas:

  •  26% São clientes emergenciais que não criaram vínculos de fidelidade com a empresa
    médica;
  • 9% dos clientes procuram preços melhores na concorrência;
  • 18% dos clientes estão insatisfeitos com o atendimento da empresa.
  •  15% dos clientes não gostam do atendimento médico (principalmente anamnese rápida e
    sem empatia) ou da posologia aplicada.
  • 13% dos clientes deixam de ser clientes da clínica devido a atrasos ou demora do atendimento médico.
  • 5 % dos clientes precisaram de outros tratamentos e especialidades não oferecidas
    na empresa.
  • 3% dos clientes mudaram de cidade ou bairro.
  • 1% por morte de cliente. 

Numa análise simples destes dados podemos dizer que inovar e buscar novos conhecimentos mercadológicos são premissas de empresas médicas bem-sucedidas.

Empresas que não sabem reter novos clientes e fidelizar os clientes antigos, por certo perdem grandes oportunidades de aumentar a clientela;
Outros fatores que influenciam na perda de clientes são:
  •  A qualidade do atendimento geral é muito ruim.
  •  Esqueceram que o fator tempo é um dos itens mais importantes da atualidade. Portando
    atrasos e demoras no atendimento médico são inaceitáveis.
  • Baixo comprometimento profissional de alguns médicos.

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